AS CINCO PEDRAS DE DAVI.
I SAMUEL 17 – TEMOS O TÍTULO:
Guerra entre os israelitas e os filisteus
SUBTÍTULO: Davi dispõe-se a pelejar contra o gigante
TEMA DO TEXTO: AS CINCO PEDRAS DE DAVI
I SAM. 17: 40 A 47
NÃO SUBESTIME O SEU INIMIGO.
40 Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu.
41 O filisteu também vinha se aproximando de Davi, tendo a: sua frente o seu escudeiro.
42 Quando o filisteu olhou e viu a Davi, desprezou-o, porquanto era mancebo, ruivo, e de gentil aspecto.
43 Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu, pelos seus deuses, amaldiçoou a Davi.
44 Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e eu darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.
45 Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
46 Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça; os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; para que toda a terra saiba que há Deus em Israel;
47 e para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos.
I Samuel 17:31-40 fala que o filho de Jessé não queria vestir a armadura do rei, e foi buscar 5 pedras do rio para matar um gigante.
Muitas pessoas se perguntam hoje em dia o porquê do pastor usar 5 pedras para matar um gigante se já não tinha matado um urso e um leão com as mãos?
Davi sendo de Judá, dotado de técnicas de homens Benjamitas peritos na funda não precisava de tantas pedras para um só gigante.
"E contaram-se naquele dia os filhos de Benjamim... Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra em um cabelo, e não erravam." Juizes 20:15-16
Quando lemos 2 Samuel 21:15-22 e 1 Crônicas 20:1-8,aprendemos que Golias teve quatro irmãos (Com Golias, cinco),
Isbi-Benobe, Safe, Lami, e um "Homem de alta estatura".
Todos estes eram gigantes e filhos do Gigante Rapha em Gate.
Rapha (palavra do hebraico que solta por si significa gigante), 2 Samuel 21:22, vivia em Gate e tinha 5 filhos (1 Crônicas 20:8):Golias (1 Samuel 17:23), Isbi-Benobe (2 Samuel 21:16), Safe, nomeado Sipai em 1 Crônicas 20:4, e também como Safe (2 Samuel 21:1), Lami (1 Crônicas 20:5), e o "homem de grande estatura" onde os servos de Davi lutaram com ele em Gate e venceram. (2 Samuel 21:20, 1 Crônicas 20:6). Esse era o mais feio porque tinha 6 dedos em cada mão e pé.
De acordo com o histórico de normas e regras das civilizações israelitas, uma lei obrigava os campeões de guerra de suas respectivas nações para estarem presentes nas campanhas de guerra em conquista pelos povos vizinhos.
Isso revela que todos os quatro irmãos de Golias estavam presentes na batalha.
A circuncisão era a patente de DEUS: sobre os homens Israelitas.
AS TRES UNÇÃO DE DAVI
Assim, este homem viveu sob as três unções vindas do céu. Unções que você caro leitor, por mais pequenino que seja poderá tê-la, veja a primeira unção na vida de David
Unção profética
Estava David, a trabalhar no pasto e seus irmãos a“vagabundar” em casa (é por isso que vagabundo não tem ministério, pois Deus não chama pessoas vadias), quando alguém vem lhe chamar dizendo que o profeta Shamuel estava em sua casa e queria lhe ver. Vejo pela fé, o jovem David descendo as campinas de Belém correndo, quase perdendo o fôlego, só para ter um encontro com o profeta de Deus.
No momento que David chega, o Eterno fala ao coração do profeta e diz para ungi-lo, pois este será o rei de Israel. Então Shamuel derrama o óleo em sua cabeça.
Uma unção profética, que fez de David um profeta, pois vemos em muitas fazes da vida de David esse ministério, a saber, quando ele pega cinco pedras para matar a Golias e usa somente uma (leia a mensagem AS CINCO PEDRAS DE DAVI), pura profecia. E o que disser das últimas palavras de David, quando ele diz que o Espírito do Senhor falou por mim e sua palavra esteve em minha boca. Sim! David era um profeta ungido de Deus.
Se tão somente receberes esta palavra, descerá sobre ti uma unção profética que fará de ti um profeta ou uma profetiza do Senhor, pois profeta ou profetiza, é aquele que fala por inspiração divina, que não abre a boca para falar “as neiras”. Receba a unção.
Unção de Rei
Estava David em uma conversa com o Eterno, pois era ele um profeta. Nesse momento David pergunta ao Senhor se deveria subir a alguma cidade, e Jeová diz que sim, e o profeta pergunta: qual cidade? E novamente Deus responde: Hebrom. Então David sobe a Hebrom, e chegando lá, os homens daquele lugar ungiram a David, rei sobre ele eles, onde então David permanece por sete anos reinando fielmente. Entre a primeira e a segunda unção pode ter se passado cerca de 13 anos.
Sim! Esta é a unção de rei que precisamos ter em nossas vidas, pois os céus pertencem a Deus, mas a terra ele deus aos homens. E então a unção dos homens de Hebrom fez de David um rei humano que governava, sobre sua própria vida, família, casa, e lugar, pois todo rei só é rei se tiver o que e a quem governar. Seja rei sobre suas finanças, sobre sua empresa, e tudo quanto o Senhor tem colocado em suas mãos.
Unção sacerdotal:
David estava tranquilamente reinando em Hebrom, aparentemente tudo ia bem, e sua fama corria por todos os lugares, mas no fundo do coração David sabia que na hora de Deus ele chegaria ao trono que era de Shaul (II Sm 2:7), o trono de Israel.
David já possuía a unção do profeta, e a unção do rei, só que ainda lhe faltava uma, e sem essa seu ministério não estaria completo. Mas Passados sete anos e seis meses (II Sm 2:11) e sabendo que sete simboliza a perfeição de Deus e seis a formação do homem, isso nos revela que Hebrom na vida de David era o cumprimento do tempo de Deus e no tempo do homem para chegar o momento da benção maior.
Então todos aos anciãos de Israel subiram a Hebrom e rogaram, ou seja, pediram com insistência, para que David reinasse sobre Israel (I Cr 11:3), e ali ungiram a Davi Rei sobre todo o povo de Israel. Uma unção vinda dos anciãos de Israel, que neste contexto eram os membros do Sanhedrin, (o supremo conselho Judeu) que também era composto por sacerdotes do povo. E quando David aceita, eles derramam o óleo na cabeça de seu novo rei, só que dessa vez seria diferente, pois era a última unção na vida de David, que iria concretizar sua vida no ministério de Deus, veja o por que na conclusão final.
CONCLUSÃO: NÃO SUBESTIME O SEU INIMIGO.
Pr. Francisco Alves.
Comunidade Batista Nova Floresta, Ministério: Pr. Roberto Kalil